Brasil conquista primeiras medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens 2025 com destaque no tênis de mesa

Atletas brasileiros brilham em Santiago e somam ouros, pratas e bronzes nas modalidades de tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e goalball, mostrando força e diversidade no esporte paralímpico juvenil.

Por Karol Peralta

O Brasil conquistou neste sábado (1º) as primeiras medalhas nos Jogos Parapan-Americanos de Jovens Santiago 2025, com destaque para o tênis de mesa, que rendeu quatro medalhas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. A competição, voltada para atletas de 14 a 23 anos, segue até 9 de novembro e está sendo disputada em duas regiões do Chile: a Metropolitana de Santiago e O’Higgins, ao sul da capital.


Destaques no tênis de mesa

O desempenho brasileiro começou forte com duelos emocionantes entre compatriotas. Na classe 2 até 5, o catarinense Maycon Oliveira venceu o também catarinense Arthur Costa por 3 sets a 2, garantindo o ouro. Na classe 9, Lucas Fonseca Segregio derrotou João Pedro Ribeiro Possas e levou o bronze.

Entre as mulheres, a goiana Lethicia Lacerda brilhou na classe 7 (andantes), vencendo a venezuelana Maria Victoria Azuaje por 3 sets a 0. Já a carioca Sophia Kelmer, na classe 8, superou a chilena Joseline Yevenes por 3 sets a 2 e também garantiu o ouro.

O paulista Jean Carlos de Souza Mashki, da classe 8, venceu o costarriquenho Steven Roman Chinchilla por 3 a 2, enquanto o mineiro Lucas Fonseca ficou com a prata após ser superado pelo argentino Ethan Skiarsk por 3 sets a 0.


Vitórias no tênis em cadeira de rodas

O tênis em cadeira de rodas também teve dia vitorioso para o Brasil. A mineira Vitória Miranda venceu a peruana Kate Valentina Valenzuela Rivera com um duplo 6/0. No masculino, Lucas Daniel Dutra superou o peruano Angel Gonzales Aguilar por 2 sets a 0 (6/2 e 6/0) e, ao lado de Luiz Calixto, voltou à quadra para derrotar os argentinos Ian Davidson e Joaquin Lezama nas duplas, com parciais de 6/1 e 6/0.


Seleções brasileiras mantêm bom desempenho no goalball

No goalball, a seleção feminina manteve o 100% de aproveitamento ao vencer o Canadá por 5 a 3, somando o segundo triunfo após a vitória sobre a Argentina na estreia. Já a seleção masculina conquistou seu primeiro triunfo, também sobre os canadenses, por 8 a 3, após empatar na rodada inicial.


Derrota no basquete em cadeira de rodas

Nem todos os resultados foram positivos. No basquete em cadeira de rodas 5×5, o Brasil estreou com derrota para o Canadá, por 76 a 34. A equipe volta à quadra neste domingo (2), contra a Argentina, que também perdeu na estreia – 65 a 62 para a Colômbia.


Resumo dos resultados

Tênis em cadeira de rodas

  • Lucas Daniel Dutra 2 x 0 Angel Gonzales Aguilar (PER)
  • Vitória Miranda 2 x 0 Kate Valenzuela Rivera (PER)
  • Luiz Calixto e Lucas Daniel Dutra 2 x 0 Ian Davidson e Joaquin Lezama (ARG)

Goalball

  • Feminino: Brasil 5 x 3 Canadá
  • Masculino: Brasil 8 x 3 Canadá

Basquete em cadeira de rodas 5×5

  • Brasil 34 x 76 Canadá

Tênis de mesa – finais

  • Classe 7: Lethicia Lacerda 3 x 0 Maria Azuaje (VEN)
  • Classe 2-5: Maycon Oliveira 3 x 2 Arthur Costa (BRA)
  • Classe 8-10: Sophia Kelmer 3 x 2 Joseline Yevenes (CHL)
  • Classe 8: Jean Carlos de Souza Mashki 3 x 2 Steven Chinchilla (CRC)
  • Classe 9: Ethan Skliarsky (ARG) 3 x 0 Lucas Fonseca Segregio (BRA)

Brasil mostra força no Parapan de Jovens

As conquistas brasileiras nos primeiros dias da competição reforçam o potencial do país no esporte paralímpico juvenil, com destaque para o tênis de mesa e o goalball. O evento, que reúne promessas do esporte adaptado das Américas, é uma vitrine de inclusão, talento e superação.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br