STF determina que governador do RJ preste esclarecimentos sobre Operação Contenção

Após operação que deixou pelo menos 64 mortos, ministro Alexandre de Moraes exige que Claudio Castro apresente informações ao Supremo sobre medidas adotadas e proteção de direitos humanos.

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Por Karol Peralta

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta terça-feira (28) que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste, em até 24 horas, sobre o pedido do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) para que o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, preste informações detalhadas sobre a Operação Contenção, que resultou em pelo menos 64 mortos.

O despacho do ministro Moraes foi expedido após ele assumir o comando do processo conhecido como ADPF das Favelas, ação na qual o STF já estabeleceu medidas para reduzir a letalidade policial em operações da Polícia Militar na capital fluminense.

O CNDH solicitou ao Supremo que o governador forneça um relatório detalhado da operação, explique formalmente os motivos de sua realização e descreva as providências adotadas para socorrer as vítimas e garantir a responsabilização de agentes em caso de descumprimento de direitos humanos.

Mais cedo, Moraes foi escolhido para decisões urgentes sobre o processo, após a aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso, que era o relator do caso. Em abril deste ano, o STF havia definido medidas específicas para combater a letalidade policial durante operações da PM nas comunidades do Rio de Janeiro, reforçando o compromisso da Corte com a proteção de direitos fundamentais.

Especialistas apontam que a decisão reforça a fiscalização sobre ações de segurança pública e exige maior transparência por parte do governo estadual em operações de grande impacto.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br