Brasil avança em educação midiática e lança 2ª Estratégia na Global MIL Week 2025

Durante evento da UNESCO em Cartagena, delegação brasileira apresentou políticas e experiências nacionais, reforçando a formação de professores, a cidadania digital e a cooperação internacional.

Foto: Secom-PR

Por Karol Peralta

O Brasil reforçou seu protagonismo em educação midiática durante a Global Media and Information Literacy Week 2025, promovida pela UNESCO em Cartagena, Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira lançou a 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, aprofundando ações voltadas à formação de professores, habilidades críticas de análise da informação e à cooperação internacional.

Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado de representantes da UNESCO e da Colômbia. Brant destacou que a educação midiática fortalece a democracia, oferecendo às pessoas ferramentas para compreender e atuar criticamente no ambiente informacional. “Essa nova Estratégia aprofunda o compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”, afirmou.

Atualização da Estratégia Brasileira de Educação Midiática

Lançada em 2023, a primeira Estratégia apresentou eixos de atuação como formação de professores, educação básica e uso seguro de dispositivos digitais. A segunda edição amplia a implementação e destaca resultados concretos, em parceria com o Ministério da Educação, como:

  • Inserção da Educação Midiática nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD);
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com mais de 340 mil certificações na plataforma AVAMEC;
  • Diretrizes nacionais sobre o uso de dispositivos digitais em escolas, prevendo integração curricular até 2026;
  • Projetos internacionais com França, Dinamarca, Finlândia e países da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO;
  • Participação na Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas, liderada pelo Brasil e UNESCO.

Participação brasileira na Global MIL Week 2025

Durante o evento em Cartagena, a Secom esteve em três painéis temáticos. O primeiro destacou iniciativas-modelo de educação midiática em escolas brasileiras, envolvendo mobilização social e integração curricular, com parceiros como Instituto Palavra Aberta, Secom Alagoas, Secretaria de Educação da Bahia e CEIBAL (Uruguai).

No segundo painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (França), o projeto MídiaCOP, que formou professores da região Norte para a cobertura crítica da COP30, combinando educação midiática e sustentabilidade.

O terceiro painel reforçou o Brasil como referência regional na formulação de políticas públicas de educação midiática, em articulação com a Rede Latino-Americana de Cidadania Digital da UNESCO. Durante o evento, foi anunciada a segunda fase do MídiaCOP, expandindo a formação docente para todos os estados brasileiros.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional fortalece a educação e a democracia”, destacou Brant.

Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM)

Em paralelo à Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a SBEM, promovida por Secom e MEC com apoio da UNESCO. A edição 2025 começa nesta terça-feira (28) em Brasília, com atividades presenciais e online em todo o país, envolvendo escolas e universidades.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br