Durante visita a Jacarta, presidente enfatiza comércio bilateral, BRICS e vantagens de sistemas de pagamento como Pix e Qris para facilitar transações internacionais

Por Karol Peralta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta quinta-feira (23), durante visita a Jacarta, a possibilidade de uso de moedas locais no comércio entre Brasil e Indonésia, destacando que sistemas de pagamento como o Pix e o Qris podem facilitar transações não apenas bilaterais, mas também entre países do Bloco BRICS, promovendo integração econômica e independência comercial.
Durante evento com empresários brasileiros e indonésios, Lula afirmou que o uso de moedas locais e sistemas de pagamento eficientes oferece um modelo de comércio mais ágil e seguro. “No âmbito do BRICS, o Pix brasileiro e o Qris indonésio oferecem modelos de sistemas de pagamentos eficazes e acessíveis, que podem inspirar medidas que facilitarão o comércio em moedas locais entre os países do bloco”, disse o presidente.
Segundo Lula, a proposta integra uma estratégia ampla do Brasil de diversificar parcerias comerciais e reduzir a dependência de moedas internacionais para transações bilaterais. Ele reforçou que tanto Brasil quanto Indonésia têm interesse em implementar a liberdade de uso de moedas próprias no comércio entre os dois países, destacando que essa prática deveria ter sido adotada anteriormente.
O presidente ressaltou que o século XXI exige novas abordagens comerciais e defendeu o multilateralismo como alternativa ao unilateralismo. “O século XXI exige que a gente mude alguma forma de agir comercialmente para não ficarmos dependentes de ninguém”, afirmou.
No encontro com empresários, Lula enfatizou a importância do setor privado na transformação da afinidade diplomática em prosperidade compartilhada. “Como a Indonésia, o Brasil se opõe a medidas unilaterais e coercitivas que distorcem o comércio e limitam a integração econômica. É o setor privado, com parcerias e projetos conjuntos, que transformará a afinidade diplomática em prosperidade compartilhada para os dois países”, destacou.
O presidente também reforçou que Brasil e Indonésia continuarão parceiros na construção de um futuro baseado em cooperação, desenvolvimento e justiça social, fortalecendo não apenas laços diplomáticos, mas também oportunidades de investimento e comércio internacional.





