Lula se reúne com Papa Leão XIV no Vaticano e reforça Aliança Global contra a Fome

Presidente brasileiro destacou combate à fome, desigualdade e convidou o Papa para a COP30, além de tratar de segurança alimentar e ações da Aliança Global em Roma.

Por Karol Peralta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (13) com o Papa Leão XIV, em encontro de 30 minutos na Biblioteca do Palácio Apostólico, no Vaticano. Durante a conversa, trataram de religião, fé, questões relacionadas ao Brasil e dos grandes desafios globais atuais.

Lula parabenizou o Santo Padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te, publicada em 9 de outubro, que reforça que fé e amor pelos mais pobres não podem ser separados. Para o presidente, o documento é uma referência a ser lida e praticada globalmente. Ele aproveitou para defender a criação de um movimento internacional de indignação contra a desigualdade social e econômica.

O presidente destacou sua trajetória de proximidade com religiosos brasileiros, como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, ressaltando também a influência das Comunidades Eclesiais de Base em sua formação.


Mapa da Fome e Aliança Global

Na mesma segunda-feira, Lula participou da abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025, principal evento anual da FAO, que este ano comemora 80 anos de criação. A ocasião ocorre após o Brasil sair do Mapa da Fome, segundo relatório SOFI 2025, e dados recentes do IBGE, que indicam que entre 2023 e 2024 mais de 2 milhões de brasileiros deixaram a condição de insegurança alimentar grave e 8,8 milhões foram incluídos na condição de segurança alimentar.

“Em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome e estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, destacou Lula. A Aliança Global, criada pelo Brasil durante a presidência do G20 em 2024, já conta com quase 200 membros e atua para acelerar esforços na implementação dos ODS 1 (Erradicação da Pobreza) e 2 (Fome Zero).


COP30 e convite ao Papa

Durante o encontro, Lula reforçou o convite para que o Papa participasse da COP30, que ocorrerá em Belém (PA), em novembro, considerando a importância histórica da conferência na Amazônia. O Papa Leão XIV explicou que não poderia comparecer devido ao Jubileu, mas garantiu representação do Vaticano na conferência.

O presidente também ouviu do Papa sobre a intenção de visitar o Brasil em momento oportuno e ressaltou que ele será bem recebido pelo povo brasileiro, destacando as recentes manifestações de fé no Círio de Nazaré e nas comemorações do Dia de Nossa Senhora de Aparecida.


Participações e agenda

No encontro estiveram presentes a primeira-dama Janja, os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar), a senadora Ana Paula Lobato, a presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e o embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.

Ainda nesta segunda-feira, na FAO, Lula encerrou a Segunda Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e realizou reunião bilateral com o Chefe de Governo de Bangladesh, Muhammad Yunus, antes de retornar ao Brasil.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br