Evento reúne adolescentes, pais e colaboradores no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano para debater os impactos do cyberbullying e formas de prevenção no ambiente escolar e digital.

Por Karol Peralta
O Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, em Corumbá, realiza nesta quinta-feira (26), às 14h, um Seminário sobre Cyberbullying, voltado a adolescentes participantes do projeto, seus pais, responsáveis e colaboradores da instituição. O evento tem como objetivo informar, dialogar e conscientizar sobre os riscos da violência virtual e seus impactos sociais, psicológicos e escolares.
Durante todo o mês de setembro, cerca de 60 adolescentes participaram de atividades formativas sobre o tema. Destes, 20 jovens foram escolhidos para representar suas turmas como expositores no seminário. Entre eles estão integrantes da Cia Juvenil, Inter Dança, Básico III Música e Inter Música, que ao longo das últimas semanas participaram de encontros com profissionais de diferentes áreas, subsidiando o debate e a preparação para o evento.
Rodas de conversa preparatórias
No dia 18 de setembro, os jovens participaram de duas rodas de conversa. A primeira contou com a presença de Julieta Gouveia, Maria Zilda, Elisbelto Cavalcante e Flávio Barros, profissionais da área da educação, que discutiram os impactos escolares sofridos por vítimas de cyberbullying e as formas de intervenção das escolas.
Na sequência, as psicólogas Rosa Marília, Bruna Mariana e Elaine Gomes abordaram os danos emocionais e psicológicos provocados pela prática do cyberbullying.
Já no dia 19 de setembro, o bate-papo foi conduzido pela professora de Tecnologia da Informação, Danielle Salles, com o tema “Os perigos da internet: ninguém é anônimo”. A atividade trouxe reflexões sobre segurança digital, responsabilidade online e os cuidados necessários no uso da internet.
A programação seguiu em 24 de setembro, com a participação de Sabrina de Campos, acadêmica de Direito da UFMS, que falou sobre as implicações jurídicas do cyberbullying, reforçando orientações para prevenir e combater o problema de forma legal e segura.
Culminância no seminário
Todas essas discussões culminaram no Seminário de Cyberbullying, realizado nesta quinta-feira. Nele, os adolescentes apresentaram suas reflexões, análises e propostas, reforçando a importância de dar voz ativa aos jovens na construção de uma cultura de respeito, segurança e empatia também no ambiente digital.
De acordo com Jessyka Karolaine, responsável pelo Núcleo Social do Moinho Cultural, a ação é uma preparação para o Júri Simulado, que será realizado futuramente com a mesma temática.
“Esse ano o tema escolhido foi o cyberbullying, pois estamos vivendo em uma era digital onde a violência está se escondendo atrás de telas. Nosso papel é prevenir situações de risco e capacitar os jovens para enfrentarem esses desafios”, afirmou.
Compromisso com a formação cidadã
O Moinho Cultural segue ampliando suas iniciativas de educação, cultura e cidadania, proporcionando aos jovens não apenas formação artística, mas também debates essenciais para a convivência social em tempos de transformações digitais.





