SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Preço do café no Brasil deve subir 10% a 15% nos próximos dias, alerta Abic

Associação Brasileira da Indústria do Café prevê aumento nos preços do produto, enquanto consumo registra retração de 5,4% em 2025

Por Karol Peralta

O preço do café deve voltar a subir nos próximos dias, alertou a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). Em coletiva realizada nesta quarta-feira (24), em São Paulo, o presidente da entidade, Pavel Cardoso, informou que é possível um acréscimo entre 10% e 15% nos preços do produto, a ser repassado aos supermercados, devido ao aumento dos custos da matéria-prima.

No entanto, Pavel ressaltou que o reajuste “não deve ser superior à média do ano”.

O diretor-executivo da Abic, Celírio Inácio da Silva, explicou que o novo preço já foi comunicado ao varejo no início do mês. “Como o varejo só foi às compras a partir do dia 15, acreditamos que, a partir da semana que vem ou no início do mês, esses preços já estejam nas prateleiras”, afirmou.

Retração no consumo
A alta dos preços do café em 2025 provocou queda de 5,41% no consumo, de janeiro a agosto, em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas passaram de 10,11 milhões para 9,56 milhões de sacas. O aumento atingiu alguns produtos de forma significativa, como o café solúvel, que acumulou alta de 50,59%.

Apesar disso, a Abic projeta que o setor pode fechar o ano com patamar semelhante ao de 2024. “Os dados de setembro indicam que podemos ter boas notícias em relação ao consumo no fechamento do ano”, disse Pavel Cardoso.

Impacto do “tarifaço” dos EUA
O setor também enfrenta incertezas com as sobretaxas aplicadas pelos Estados Unidos sobre exportações brasileiras de café. Segundo Pavel, a ordem executiva americana sugere que, como o país não produz café de forma significativa, as tarifas podem não ser aplicadas ou voltar a zero.

Além disso, a Abic vê com otimismo a possibilidade de reunião entre os presidentes Lula e Trump, que poderá influenciar o mercado de café e outros produtos brasileiros.

Queda recente de preços
O Cepea/Esalq divulgou estudo apontando que, entre 15 e 22 de setembro, o preço do café arábica tipo 6 caiu 10,2%, enquanto o do robusta recuou 11,1% em São Paulo. A redução foi motivada por expectativa de chuvas nas regiões produtoras, realização de lucros, liquidação de posições na Bolsa de Nova York e possibilidade de retirada das tarifas dos EUA.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br