ANUNCIE AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Defesa Civil lança sistema nacional de alertas por celular para prevenir desastres naturais

Novo sistema “Defesa Civil Alerta” começa no Norte no sábado (20), envia mensagens gratuitas diretamente para celulares e amplia a proteção da população contra chuvas intensas, tempestades e inundações.

Por Karol Peralta

A Defesa Civil Nacional anunciou a expansão do Defesa Civil Alerta, novo sistema de mensagens que envia avisos diretamente para celulares em áreas com risco iminente de desastres. A tecnologia será implementada nos estados da região Norte a partir do próximo sábado (20) e, na semana seguinte, chegará ao Centro-Oeste.

A ferramenta, que já está em funcionamento nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, tem o objetivo de reforçar a prevenção e aumentar a capacidade de resposta das autoridades em situações de emergência. Desde sua fase inicial, o sistema foi acionado 433 vezes para alertar a população.

Como funciona o Defesa Civil Alerta

O sistema utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto acompanhadas de avisos sonoros, que aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos — mesmo quando estão no modo silencioso. O serviço é gratuito, não exige cadastro e depende apenas da cobertura de telefonia móvel e da compatibilidade dos dispositivos com redes 4G ou 5G.

Além desse novo recurso, a Defesa Civil continua utilizando outros canais de comunicação de risco, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts, todos integrados à Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), plataforma responsável por reunir e organizar as informações de risco.

Balanço dos alertas emitidos

Desde o fim de 2024, quando começou a ser implementado, o Defesa Civil Alerta já foi utilizado:

  • 362 vezes para alertas severos (quando há tempo de preparação);
  • 56 vezes para alertas extremos (com necessidade de ação imediata);
  • 15 vezes para alertas de demonstração (voltados a treinamento da população).

Os estados com maior número de registros foram São Paulo (160 alertas), Santa Catarina (160) e Minas Gerais (40). Os principais riscos comunicados foram:

  • 195 alertas para chuvas intensas;
  • 94 para tempestades;
  • 43 para deslizamentos de terra;
  • 26 para inundações.

Compromisso com a vida

“O presidente Lula tem um compromisso com a vida das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis. E a nacionalização do Defesa Civil Alerta é uma das ações mais importantes nesse sentido”, destacou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

De acordo com o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Schnorr, o sistema é um recurso complementar às ações locais. “Ele não substitui as redes sociais ou mídias utilizadas por estados e municípios, mas é um poderoso reforço para garantir que as mensagens cheguem com agilidade e precisão”, afirmou.

Canais de acesso da Idap

A Idap já está integrada a diferentes meios de comunicação:

  • SMS: basta enviar o CEP para 40199 (gratuito);
  • WhatsApp: cadastro pelo número (61) 2034-4611;
  • Telegram: chatbot da Defesa Civil Nacional;
  • Google Public Alerts: integrado ao Google Maps e às buscas;
  • TV por assinatura: mensagens em tempo real em situações de risco.

Atualmente, cerca de 1.200 agentes em todo o Brasil estão capacitados para operar o sistema, que segue em evolução para ampliar o alcance e a efetividade dos alertas.

Com a ampliação para todas as regiões, o Defesa Civil Alerta se consolida como uma ferramenta essencial para proteger vidas, prevenir desastres e preparar a população diante das emergências climáticas cada vez mais frequentes.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *