SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Fábio Trad se filia ao PT após dez anos no PSD e movimenta cenário político de Mato Grosso do Sul

Ex-deputado federal e membro de uma das famílias mais tradicionais da política sul-mato-grossense oficializou a filiação durante a posse do Diretório Estadual do PT em Campo Grande.

Por Karol Peralta

Membro de uma das famílias mais tradicionais da política sul-mato-grossense, o advogado e ex-deputado federal Fábio Trad oficializou, neste sábado (30), sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT). O ato foi realizado durante a posse do Diretório Estadual do PT, no auditório da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems), em Campo Grande, e marcou a saída de Fábio do Partido Social Democrático (PSD), após uma década.

Trajetória política e familiar

Quarto filho do deputado federal Nelson Trad, Fábio é irmão de Fátima, Maria Thereza, Marquinhos e Nelsinho Trad, todos com histórico de participação ativa na vida política do Estado. Advogado formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e professor, ele já exerceu dois mandatos como deputado federal pelo PSD, legenda que abrigou grande parte da família Trad ao longo da última década.

Com trajetória acadêmica ligada ao movimento brizolista, Fábio seguiu um caminho mais próximo da esquerda, enquanto seu irmão Marquinhos Trad, ex-prefeito de Campo Grande, iniciou sua carreira política pelo PDT, partido de Leonel Brizola. Já Nelsinho Trad, atual senador, permanece em uma ala mais alinhada à direita, articulando sua participação nas eleições de 2026 em apoio ao governador Eduardo Riedel (PP).

Foco nas eleições de 2026

Durante o evento, o recém-eleito presidente do PT de Mato Grosso do Sul, Vander Loubet, reforçou que o partido terá candidatura própria ao governo estadual nas Eleições Gerais de 2026. Ele foi eleito em julho deste ano com ampla vantagem: 762 votos contra 162 de Humberto Amaducci.

Embora o nome de Fábio Trad tenha circulado como possível candidato ao governo, em uma disputa direta com Eduardo Riedel (PP), ele teria descartado a possibilidade, segundo informações de bastidores.

Vale lembrar que, em outubro de 2026, os eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Cenário político

Enquanto Fábio fortalece o campo petista no Estado, Nelsinho Trad articula sua posição ao lado de Eduardo Riedel, com expectativa de disputar uma das vagas ao Senado, em chapa que deve contar também com o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL), aliado de Jair Bolsonaro.

A posse do diretório estadual reuniu ainda figuras de peso do PT no Estado, como Zeca do PT, Gleice Jane, Camila Jara, Tiago Botelho, Giselle Marques, além de lideranças nacionais como Edinho Silva, novo presidente da sigla em nível federal.

Repercussão

A filiação de Fábio Trad ao PT é vista como um movimento estratégico a pouco mais de um ano da eleição, aumentando o peso do partido no Mato Grosso do Sul e evidenciando a fragmentação da tradicional família Trad em diferentes campos ideológicos.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *