Glorioso perde por 2 a 0 no jogo de volta e encerra campanha na fase de oitavas de final da Copa Libertadores

Por Karol Peralta
O Botafogo encerrou sua participação na Copa Libertadores da América na noite desta quinta-feira (21), ao ser derrotado por 2 a 0 pela LDU (Equador), no Estádio Rodrigo Paz Delgado, em Quito. Com o resultado, o clube carioca foi eliminado na fase de oitavas de final da competição continental.
Os gols do triunfo equatoriano foram marcados por Gabriel Villamil e Lisandro Alzugaray, este último em cobrança de pênalti. Na partida de ida, o Glorioso havia vencido por 1 a 0, com um gol relâmpago do atacante Artur, mas não foi suficiente para garantir a classificação.
Após a eliminação, o Botafogo volta as atenções para o Brasileirão. O próximo compromisso do clube será no domingo (24), às 18h30 (horário de Brasília), contra o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 21ª rodada da competição nacional.

Detalhes da partida
A LDU começou ameaçando já aos 2 minutos, quando uma jogada ensaiada encontrou o ala Bryan Ramírez livre na área, mas o goleiro John fez a defesa. Pouco depois, os equatorianos abriram o placar com Gabriel Villamil, que aproveitou a sobra de um cruzamento na área, com desvio no zagueiro Alexander Barboza, e colocou a bola no fundo das redes.
O Botafogo respondeu aos 24 minutos, quando o volante Danilo lançou Savarino, que invadiu a área e finalizou por cima do gol. Aos 35 minutos, Marlon Freitas recebeu passe de Vitinho e tentou encobrir o goleiro Gonzalo Valle, mas a finalização foi fraca. Nos acréscimos da primeira etapa, Bryan Ramírez arriscou de fora da área, raspando a trave.
No segundo tempo, a LDU manteve a pressão e ampliou aos 15 minutos. Após bola cruzada na área, o zagueiro Ricardo Adé chutou e a bola atingiu o braço de Marlon Freitas, resultando em pênalti para os equatorianos, convertido por Lisandro Alzugaray. Aos 20 minutos, Villamil ainda teve chance de ampliar, mas finalizou para fora.
O Botafogo passou a jogar com um atleta a mais aos 37 minutos, após a expulsão do zagueiro Richard Mina, por carrinho violento em Jeffinho. Apesar da superioridade numérica, o Glorioso não conseguiu criar oportunidades claras, e a partida terminou com a vitória equatoriana por 2 a 0.
