SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Lula participa de cúpula amazônica na Colômbia e propõe fundo global de US$ 125 bilhões para florestas

Presidente brasileiro se reúne em Bogotá com líderes da Otca para alinhar compromissos ambientais e preparar a COP30 em Belém

Por Karol Peralta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca na noite desta quinta-feira (21) em Bogotá, na Colômbia, para participar da 5ª Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca), marcada para esta sexta-feira (22). O encontro reúne países que compartilham a maior floresta tropical do planeta e tem como objetivo atualizar compromissos na proteção do bioma amazônico, além de alinhar estratégias conjuntas para a COP30, que ocorrerá em Belém, no Pará, em 2025 — a primeira conferência climática da ONU realizada em solo amazônico.

Entre as principais iniciativas do Brasil, Lula defende a aprovação de uma declaração conjunta de apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que será lançado oficialmente na COP30. O fundo terá previsão de US$ 125 bilhões para financiar ações de preservação de biomas florestais em cerca de 70 países, considerados essenciais para a regulação das chuvas e para a captura de carbono da atmosfera.

A agenda oficial começa às 9h30 (horário local) desta sexta-feira com uma reunião entre representantes da Otca, organizações da sociedade civil e comunidades indígenas, seguida pela cúpula principal. Os eventos serão realizados na Casa de Nariño, sede da Presidência da Colômbia, localizada na Plaza de Armas.

Segundo o Itamaraty, apenas Lula e o presidente colombiano, Gustavo Petro, confirmaram presença como chefes de Estado. Os demais países signatários enviaram chanceleres para representá-los. Do lado brasileiro, acompanham a comitiva os ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Mauro Vieira (Relações Exteriores) e o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30.

Além do apoio ao TFFF, a cúpula deverá aprovar a chamada Carta de Bogotá, que reforça metas de combate ao desmatamento e de promoção do desenvolvimento sustentável na região amazônica. A iniciativa também repete a metodologia adotada há dois anos, em Belém, de incluir o diálogo com representantes da sociedade civil e povos indígenas.

Antes de retornar ao Brasil, Lula deve conceder uma declaração à imprensa para comentar os resultados do encontro e os próximos passos rumo à COP30.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categories

Boletim Diário

Receba as últimas noticias de MS em primeira mão!