Governador da Califórnia usa memes, ironias e redes sociais para enfrentar Donald Trump e o movimento Maga na disputa pelo redesenho dos distritos eleitorais nos EUA

Por Karol Peralta
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, tem adotado uma nova estratégia política que chamou a atenção nos Estados Unidos: usar as mesmas táticas de Donald Trump para confrontá-lo. Frequentemente alvo de ironias do ex-presidente, Newsom passou a responder com provocações semelhantes, utilizando letras maiúsculas em postagens, apelidos pejorativos e até memes em que aparece como super-herói.
A estratégia digital do democrata tem surtido efeito. O governador se consolidou como um dos principais rostos da reação ao movimento Maga, que ganhou força com a tentativa de redesenho dos mapas do Congresso em estados republicanos. O chamado gerrymandering visa assegurar maior número de cadeiras ao Partido Republicano nas eleições legislativas do próximo ano.
Na quarta-feira (20), a Câmara do Texas aprovou um novo redistritamento eleitoral que pode garantir até mais assentos aos republicanos. O movimento abriu espaço para que Trump defendesse mudanças semelhantes em estados como Flórida, Indiana, Missouri e Ohio.
Newsom respondeu anunciando que pretende redesenhar também o mapa eleitoral da Califórnia, o maior estado do país, em defesa dos democratas. A medida, segundo ele, é uma forma de equilibrar a disputa e evitar a supremacia republicana.
O tom adotado nas redes sociais reflete o estilo de Trump. Em uma de suas postagens, Newsom apelidou o ex-presidente de “Donald ‘Taco’ Trump” e escreveu: “A Califórnia agora desenhará novos e mais belos mapas. Eles serão históricos, pois encerrarão a presidência de Trump”.
A postura provocativa, no entanto, gerou críticas de aliados de Trump e da imprensa conservadora, que classificaram a atitude como pouco séria. Por outro lado, a estratégia aumentou a base de seguidores de Newsom e revitalizou o ânimo dos democratas, especialmente após a derrota de Kamala Harris em eleições anteriores.
De acordo com pesquisa Politico-Citrin Center-Possibility Lab, Newsom aparece com 25% das intenções de voto entre democratas na Califórnia, à frente de Harris, que soma 19%, nas primárias presidenciais de 2028.
A ideia de redesenhar o mapa da Califórnia foi elogiada pelo ex-presidente Barack Obama, que é crítico histórico do gerrymandering. “Acredito que a abordagem do governador Newsom seja responsável. Só faremos isso se, e quando, o Texas e outros estados republicanos implementarem essas manobras”, declarou.
O embate político entre os dois estados mais populosos do país deve se intensificar. Na Califórnia, a mudança ainda precisará ser aprovada em referendo popular. Newsom, no entanto, deixou o recado: “Está acontecendo, Texas”.