Vereadora Luiza Ribeiro e ex-ministro José Dirceu Participam de Audiência Pública sobre Reativação da Ferrovia Malha Oeste em Campo Grande

Encontro discutirá ligação ferroviária estratégica para a Rota Bioceânica e integração logística entre Brasil e Bolívia

Por Karol Peralta

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza nesta sexta-feira (15), a partir das 9h, uma audiência pública para discutir a reativação da Ferrovia Malha Oeste, considerada estratégica para a Rota Bioceânica. A iniciativa é do presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto – Papy (PSDB), e da vereadora Luiza Ribeiro (PT), atendendo à solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul (STEFBU), do deputado estadual Zeca do PT e do deputado federal Vander Loubet (PT).

O encontro terá participação internacional, com o cônsul da Bolívia em Corumbá, Simons William Durán Blacutt, destacando a relevância do projeto para a integração logística Brasil Bolívia. A Malha Oeste é compatível com a bitola ferroviária boliviana, o que pode permitir a criação de um novo corredor de exportação e importação, ligando o Brasil aos portos do Pacífico e ampliando o comércio internacional.

Segundo a vereadora Luiza Ribeiro, a retomada do trecho ferroviário pode transformar a logística de Mato Grosso do Sul, impulsionar o comércio internacional, gerar empregos e fortalecer a integração regional. “É fundamental que todos os atores, do Brasil e da Bolívia, estejam unidos nesse diálogo”, afirmou.

A audiência contará com a presença de autoridades e especialistas em transporte ferroviário nacional e internacional, com destaque para José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, cuja experiência em políticas públicas e articulação política reforça a importância estratégica do debate. Entre os demais participantes estão:

  • João Carlos Parkinson de Castro, ministro da carreira diplomática e coordenador nacional dos Corredores Rodoviário e Ferroviário Bioceânicos;
  • Vander Loubet, deputado federal por Mato Grosso do Sul;
  • Jilmar Tatto, deputado federal por São Paulo;
  • Zeca do PT, deputado estadual em Mato Grosso do Sul;
  • Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, secretária de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (SEAD);
  • Lúcia Maria Mendonça Santos, coordenadora nacional do Setorial de Logística, Transporte e Mobilidade Urbana do PT;
  • José Augusto Valente, ex-secretário de Política Nacional de Transportes;
  • Paulo João Estausia, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).

O evento tem como objetivo promover um debate amplo, transparente e propositivo, envolvendo sociedade civil, empresários, trabalhadores, sindicatos, universidades e gestores públicos. A expectativa é que a audiência aponte caminhos para viabilizar a reativação da ferrovia e ampliar a integração logística entre Brasil, Bolívia e demais países da Rota Bioceânica.

A reativação da Malha Oeste é considerada um passo decisivo para reposicionar Campo Grande como centro logístico nacional, com impacto direto no desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento da integração regional. A compatibilidade com a bitola ferroviária boliviana facilita a conexão com países vizinhos e cria um potencial corredor internacional até os portos do Pacífico.

“Esse é um debate fundamental para o futuro de Campo Grande e do nosso Estado. A reativação da Malha Oeste pode transformar nossa logística, impulsionar a economia, gerar empregos e fortalecer a integração latino-americana. Precisamos unir forças e promover o diálogo entre todos os envolvidos”, destacou Luiza Ribeiro.

A população e os representantes de entidades de classe, sindicatos, universidades e gestores estão convidados a participar do debate e contribuir com propostas para viabilizar este projeto estratégico para o desenvolvimento regional e nacional.tidades de classe, sindicatos, universidades e gestores estão convidados a participar do debate e contribuir com propostas para viabilizar este projeto estratégico para o desenvolvimento regional e nacional.

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