SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Crimes de abuso sexual infantil motivaram 6 das 16 operações da PF em Corumbá no 1º semestre de 2025

Polícia Federal intensificou combate a crimes cibernéticos na fronteira com a Bolívia; ações resultaram em prisões, apreensões e identificação de vítimas

Por Karol Peralta

A Polícia Federal deflagrou 16 operações na região de fronteira de Corumbá com a Bolívia entre os meses de janeiro e junho de 2025. O balanço foi divulgado pela corporação a pedido do Diário Corumbaense e revela que, dessas ações, seis foram voltadas exclusivamente ao combate de crimes de abuso sexual infantil praticados por meios cibernéticos.

De acordo com informações da Polícia Federal, as operações foram conduzidas pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos e resultaram em três mandados de prisão, incluindo uma prisão em flagrante por armazenamento de conteúdo relacionado a abuso sexual infantil, registrada durante operação no município vizinho de Porto Murtinho, também sob jurisdição da unidade da PF de Corumbá.

As ações integram uma estratégia nacional de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Por meio de análise de dados de inteligência, monitoramento de redes e cooperação entre órgãos especializados, os agentes conseguiram identificar indivíduos que armazenavam, compartilhavam ou produziam conteúdo ilegal.

Durante as diligências, foram apreendidos celulares, notebooks, HDs e mídias externas, todos com indícios de armazenamento de material relacionado a abuso infantil. O material passa por perícia forense, e em alguns casos já foi possível identificar vítimas, ampliando a atuação da PF para novas investigações.

“Cada operação representa um passo importante na ruptura do ciclo de violência e na responsabilização dos autores desses crimes graves. A repressão qualificada e a prevenção caminham juntas na proteção da infância brasileira”, destacou um porta-voz da corporação.

A Polícia Federal ressalta que o combate a esse tipo de crime é essencial e segue os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A atuação em ambiente digital exige resposta rápida, capacitação técnica e integração entre diferentes setores públicos.


📊 Outras ações da PF em Corumbá no 1º semestre:

Além das operações voltadas à exploração sexual infantil, a Polícia Federal de Corumbá executou 71 mandados de prisão e realizou 60 flagrantes em diferentes tipos de crimes.

Ainda segundo o balanço, a corporação incinerou 1.496 kg de drogas, entre cocaína, maconha, skunk e pasta base, apreendidas tanto em 2025 quanto em ações realizadas em 2024. Foram destruídas também 28 armas de fogo e 1.026 munições.

Por ser uma região de fronteira, Corumbá apresenta intenso fluxo migratório. No posto de imigração da PF, localizado no posto Esdras, entre Brasil e Bolívia, foram registrados 86.477 atendimentos entre entradas (47.460) e saídas (39.017) de pessoas do território nacional.

No mesmo período, foram emitidos 606 passaportes em Corumbá, número que reforça a demanda por atendimento migratório e de documentação em função do perfil turístico e comercial da região.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *