
Turismo no Brasil cresce 48% em 2025; país recebe 5,3 milhões de visitantes estrangeiros e supera expectativas do Plano Nacional de Turismo
Por Karol Peralta
O Brasil atingiu um marco histórico no turismo internacional em 2025. Com 5,3 milhões de visitantes estrangeiros recebidos no primeiro semestre, o país já alcançou 77,3% da meta anual prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 e projeta superar a meta de 8,1 milhões de turistas prevista para 2027 ainda neste ano.
Segundo Marcelo Freixo, presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), esse avanço reflete a consolidação do turismo como motor de geração de emprego e renda no país. “Quando a gente fala que o Brasil está recebendo muito turista internacional, isso é geração de emprego e renda. Isso é o turismo se reafirmando como um produto fundamental desse novo modelo de desenvolvimento”, afirmou.
O crescimento de 48,2% em relação ao primeiro semestre de 2024 representa o melhor resultado da série histórica para esse período. Somente em junho, desembarcaram 444.882 estrangeiros, um salto de 33,8% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, o momento é histórico e fruto de investimentos estratégicos em infraestrutura, ampliação da malha aérea e qualificação profissional. Marcelo Freixo destacou que a malha aérea cresceu 18% em 2024 e já apresenta alta de 16% em 2025, fator decisivo para a atração de turistas internacionais.
O turismo corresponde a 8% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, e as perspectivas são positivas para o crescimento. “Vamos passar pela primeira vez na história dos sete milhões de visitantes estrangeiros, porque esse Brasil é um Brasil da diversidade, um Brasil da cultura, um Brasil que não é só sol e praia”, comentou Freixo.
Dados da Polícia Federal indicam que os turistas argentinos lideram a lista de visitantes estrangeiros com 2.323.891 entradas, seguidos pelo Chile, com 442.993 visitantes, e os Estados Unidos, com 410.189 turistas.
O avanço do turismo internacional é um indicativo da crescente visibilidade e atração do Brasil no cenário global, refletindo o potencial do país como destino diverso e acolhedor para visitantes do mundo inteiro.