Inmet alerta para onda de frio e ventos fortes em sete estados a partir desta segunda-feira (30)

Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rondônia e Mato Grosso devem registrar queda acentuada nas temperaturas e chuvas intensas, segundo o Inmet

Por Karol Peralta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas laranjas neste domingo (29), indicando ventos costeiros perigosos e queda acentuada de temperatura em sete estados brasileiros até a próxima segunda-feira (30). O alerta laranja representa situação de perigo, segundo a escala de riscos adotada pelo órgão.

🌬️ O primeiro alerta, referente a ventos costeiros, é válido até as 3h da manhã de segunda (30) e atinge a Grande Florianópolis, Região Metropolitana de Porto Alegre, Sul Catarinense, Sudeste Rio-Grandense, Vale do Itajaí e Nordeste Rio-Grandense. A previsão aponta forte movimentação de dunas de areia, o que pode afetar construções próximas à orla.

🌡️ O segundo alerta trata de uma onda de frio, válida até as 23h59 de segunda-feira (30). De acordo com o Inmet, a temperatura pode cair mais de 5 °C em Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia.

🌧️ Chuvas fortes continuam sendo registradas no Sul do Brasil. A formação de um novo sistema frontal neste domingo deve intensificar as instabilidades no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com volumes que podem ultrapassar os 100 mm.

⚡ Além das chuvas, o Inmet prevê rajadas de vento e raios em várias regiões. Durante a noite, as instabilidades devem migrar para Santa Catarina e Paraná, podendo atingir também o sul de Mato Grosso do Sul.

📉 A previsão indica que as chuvas diminuirão no Rio Grande do Sul nesta segunda, mas ainda persistem em pontos isolados do Paraná, Santa Catarina, sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Novas instabilidades podem retornar ao estado gaúcho entre terça (1º) e quarta-feira (2).

🚨 A Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas de risco, especialmente em regiões costeiras e locais propensos a alagamentos ou deslizamentos de terra.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categories

Boletim Diário

Receba as últimas noticias de MS em primeira mão!