
Ministro Alexandre Padilha anuncia recursos para consultas, exames e cirurgias durante o Congresso Conasems, maior evento de saúde pública do mundo
Por Karol Peralta
O Governo Federal anunciou um investimento de R$ 834 milhões no Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de ampliar o acesso a consultas, exames e cirurgias em todo o Brasil. A medida foi divulgada na segunda-feira (17) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a abertura do 38º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), realizado em Belo Horizonte (MG).
O recurso faz parte do programa Agora Tem Especialistas, voltado a garantir atendimento especializado nas regiões que mais precisam. A estratégia inclui habilitação de novos serviços oncológicos, criação de leitos de UTI, aquisição de ambulâncias do SAMU 192, além da expansão de bolsas de residência médica.
“Vamos ampliar a capacidade de atendimento nas policlínicas e unidades de saúde com a oferta de terceiro turno para consultas e exames especializados, além de mutirões aos sábados. Tudo isso depende de uma grande parceria com os municípios”, destacou Padilha.
📈 Ações emergenciais e diagnóstico da rede
Durante o evento, o Ministério da Saúde também anunciou um aporte emergencial de R$ 1,2 milhão para os estados do Acre, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, com foco em ações de resposta a emergências em saúde pública.
Além disso, foi apresentado o Censo das Unidades Básicas de Saúde (UBS) — o primeiro em 12 anos — que revelou que 18,2% das UBS foram impactadas por desastres ambientais ou climáticos nos últimos cinco anos.
🏥 Conasems: palco global da saúde pública
Considerado o maior evento de saúde pública do mundo, o 38º Conasems reúne gestores, profissionais e autoridades da área da saúde com foco na capacitação de novos secretários municipais e na formulação de políticas públicas para os próximos anos.
O congresso ocorre até o dia 18 de junho, no ExpoMinas, em Belo Horizonte.
🧪 Indústria nacional e inovação tecnológica
Antes de participar do evento, o ministro visitou a unidade da VMI Médica, em Lagoa Santa (MG) — uma das maiores fabricantes de equipamentos de raio-X da América Latina. A empresa brasileira é referência em inovação tecnológica para diagnóstico por imagem, com produção de mamógrafos, arcos cirúrgicos e equipamentos com inteligência artificial destinados à rede pública.
🏭 Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS)
A visita à VMI integra a agenda do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), iniciativa do governo para fortalecer a produção nacional de tecnologias estratégicas, incluindo equipamentos, medicamentos e insumos.
O CEIS está alinhado ao Agora Tem Especialistas, programa que combina infraestrutura moderna e ampliação da força de trabalho qualificada, com o objetivo de garantir autonomia e soberania sanitária ao Brasil.