
Mais de 1,5 milhão de pessoas foram vacinadas em um único dia; Ministério da Saúde amplia imunização para toda a população conforme disponibilidade.
Por Karol Peralta
Mais de 1,5 milhão de doses da vacina contra a gripe foram aplicadas em apenas um dia no Brasil durante o Dia D Nacional de Vacinação, realizado no último sábado (10). A mobilização, coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, representou um avanço importante na campanha nacional de imunização contra a gripe em 2025, principalmente na proteção dos grupos mais vulneráveis.
A adesão em massa ao Dia D triplicou a média diária de vacinação, demonstrando a eficácia da mobilização pública para conter o avanço dos vírus respiratórios — que, nesta época do ano, causam um aumento expressivo nas internações, especialmente em crianças e idosos.
💬 “Estamos de portas abertas para acolher toda a população”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao anunciar a ampliação da vacinação para quem procurar os postos, mesmo fora dos grupos prioritários, desde que haja disponibilidade de doses.
📍 Onde a vacinação mais avançou
O Sudeste liderou o número de vacinas aplicadas no Dia D, com destaque para os seguintes estados:
- Minas Gerais: 279.108 doses
- São Paulo: 212.037 doses
- Rio de Janeiro: 135.981 doses
Outros estados que registraram grande adesão:
- Santa Catarina: 176.843
- Paraná: 171.372
- Bahia: 74.624
- Pernambuco: 69.799
- Ceará: 57.872
- Goiás: 42.554
- Distrito Federal: 12.194
Na Região Norte, a campanha será intensificada no segundo semestre, alinhada ao calendário do “Inverno Amazônico”, quando há maior circulação do vírus.
👩⚕️ Quem deve se vacinar contra a gripe?
O Informe Técnico de 2025 reforça a prioridade para:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos com 60 anos ou mais
- Gestantes e puérperas
- Pessoas com comorbidades ou imunossupressão
- Profissionais da saúde, educação e segurança
No entanto, o Ministério da Saúde autorizou a vacinação para toda a população que procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS), desde que haja doses disponíveis e conforme critérios locais.
📊 Situação dos vírus respiratórios no Brasil
Até a 19ª semana epidemiológica, o SUS registrou:
- 29.379 hospitalizações por vírus respiratórios
- 1.333 mortes, sendo 69% causadas por influenza A
Entre os vírus com maior circulação estão:
- Vírus Sincicial Respiratório (VSR)
- Influenza A (H1N1)
- Rinovírus
O boletim InfoGripe da Fiocruz apontou 15 estados em alerta, com aumento contínuo dos casos, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Maranhão, Ceará, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo.
Para reforçar o atendimento às crianças, o Ministério da Saúde anunciou um incentivo de R$ 100 milhões voltado ao combate às internações por doenças respiratórias na rede pública.
🗓️ Vacinação será contínua no calendário nacional
A campanha atual permanece ativa nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com o objetivo de alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal. A vacinação contra a gripe está integrada ao Calendário Nacional de Vacinação, garantindo doses contínuas para crianças, idosos e gestantes, mesmo fora dos períodos de campanha.
💡 A orientação do Ministério é clara: se a vacina estiver disponível e você estiver em uma UBS, pode se vacinar. Proteger a saúde coletiva depende também da nossa ação individual.