SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Brasil descarta três casos suspeitos de gripe aviária e reforça confiança no sistema sanitário

Ministério da Agricultura confirma que casos em RS, SE e MT deram negativo; país mantém transparência e controle diante da suspensão de exportações de carne de aves.

Por Karol Peralta

O Governo Federal descartou três dos seis casos suspeitos de gripe aviária que estavam sob análise. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (19) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, em nova atualização sobre a emergência zoossanitária em vigor desde a detecção do primeiro foco da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves comerciais, em Montenegro (RS).

Segundo a pasta, os casos negativados estão localizados em áreas de produção familiar para subsistência nos municípios de Triunfo (RS), Graccho Cardoso (SE) e Nova Brasilândia (MT). Outros três locais ainda passam por investigação: Salitre (CE), Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO). Além disso, um novo caso está sendo apurado em Estância Velha (RS).


✅ Contenção e rastreamento em andamento

De acordo com o ministro Carlos Fávaro, o Brasil segue adotando todas as medidas de controle, como desinfecção das granjas afetadas e rastreabilidade de ovos, para evitar a disseminação da doença.

“Estamos mostrando ao mundo a robustez do nosso sistema sanitário. Trabalhamos para que os países parceiros reconheçam o princípio da regionalização, com restrição apenas nas áreas próximas ao foco”, explicou Fávaro.

A Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) recomenda que restrições comerciais sejam aplicadas apenas em um raio de 10 km do foco confirmado. O governo brasileiro tenta convencer países importadores a seguirem esse protocolo.


🛑 Exportações suspensas por 20 países

Até o momento, 20 países suspenderam total ou parcialmente a importação de carne de aves brasileira. A suspensão em alguns casos, como a de China, União Europeia e Argentina, segue protocolos sanitários bilaterais, que preveem interrupção em todo o território nacional em caso de detecção de IAAP.

Reino Unido, Cuba e Bahrein optaram por aplicar restrições apenas ao estado do Rio Grande do Sul. Diversos outros países, no entanto, limitaram as restrições ao raio de 10 km do foco, o que não impacta diretamente as exportações, já que não há estabelecimentos exportadores nessa área.


🧪 Monitoramento contínuo e risco à saúde humana

Fávaro reforçou que o vírus da gripe aviária não é transmitido pelo consumo de carne ou ovos. O risco de contaminação humana é muito baixo e ocorre, geralmente, com pessoas que têm contato direto com aves infectadas.

“Os funcionários da granja em Montenegro estão isolados e sendo monitorados. Não temos nenhum registro de novos casos em humanos”, afirmou o ministro.


🕒 Expectativa de retomar status sanitário em 28 dias

Para o Brasil voltar a ser considerado livre da gripe aviária, é necessário aguardar um prazo de 28 dias após a desinfecção completa da granja afetada. Segundo o Ministério da Agricultura, a segunda granja atingida deverá concluir esse processo nesta terça-feira (20).

“Se não houver novos casos nesse período, o vírus não terá se perpetuado e poderemos retomar nosso status sanitário”, explicou Fávaro.

A expectativa é de que, com a comprovação da eficácia do controle, o Brasil consiga negociar com os países importadores a retomada gradual das exportações de carne de aves.


📊 Transparência e confiança internacional

O Governo Federal reforça que todas as medidas estão sendo tomadas com transparência e alinhamento às normas internacionais. O Brasil continua em diálogo com os países parceiros para garantir que as decisões sejam baseadas em ciência e evidências sanitárias.

“A força do sistema e a clareza nos procedimentos nos credencia junto ao mundo. Queremos que os países reconheçam a nossa capacidade de contenção e atuação rápida”, finalizou o ministro.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *