Cerimônia ocorrerá na Capela da Domus Sanctae Marthae, com a presença da família do pontífice e autoridades do Vaticano. Corpo ficará exposto na Basílica de São Pedro por três dias para visitação dos fiéis.

Por Karol Peralta
O Vaticano informou que o corpo do Papa Francisco será colocado em um caixão às 15h (horário de Brasília), nesta segunda-feira (21). O rito será realizado na Capela da Domus Sanctae Marthae, residência onde o pontífice vivia, com a presença de familiares e autoridades do Vaticano.
O responsável por presidir a cerimônia será o cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Igreja Romana, que também certificará oficialmente a morte do pontífice.
🕯️ Corpo ficará exposto por três dias
Após o rito, o corpo será levado à Basílica de São Pedro, onde ficará exposto por três dias para a visitação dos fiéis, que poderão prestar suas homenagens. A data do funeral ainda será definida pelo Colégio dos Cardeais nas próximas horas.
Segundo o Vaticano, o Papa ordenou pessoalmente mudanças nos rituais fúnebres, buscando simplicidade e humildade. Ele descartou o uso do catafalco, plataforma tradicional usada para os papas anteriores.
O corpo será colocado em um caixão simples de madeira revestido de zinco, com a tampa aberta para as homenagens. Tradicionalmente, os papas são enterrados em três caixões de cipreste, chumbo e carvalho, mas Francisco preferiu um rito mais discreto.
📿 Última mensagem: paz e desarmamento
Durante a celebração do Domingo de Páscoa, sua última aparição pública, o papa foi levado em uma cadeira de rodas e acenou da varanda da Basílica de São Pedro. A mensagem “urbi et orbi” foi lida por um assessor e abordou temas como desarmamento, paz e liberdade religiosa.
“Não é possível haver paz sem um verdadeiro desarmamento! […] Que o princípio da humanidade nunca deixe de ser o eixo do nosso agir cotidiano.” — escreveu o pontífice.
Na mesma mensagem, o Santo Padre criticou a “crueldade dos conflitos” e pediu atenção às vítimas civis em zonas de guerra, além de mencionar a situação na Faixa de Gaza e solicitar a libertação de reféns pelo Hamas.
🌎 Legado de compaixão e simplicidade
Primeiro papa latino-americano, nascido Jorge Mario Bergoglio, Francisco assumiu o papado em 2013 e marcou a Igreja por seu perfil mais progressista, promovendo reformas e abrindo espaço ao diálogo com outras religiões, minorias e defensores de causas sociais.
Ao optar por uma despedida humilde e próxima dos fiéis, Francisco reforça seu legado como um pastor próximo do povo, fiel à essência cristã da simplicidade e amor ao próximo.