Festival de Cinema Sul-Americano em Bonito traz 63 filmes, homenagens, debates e oficinas com presença de atores famosos

Por Karol Peralta
Bonito (MS) está pronta para receber, a partir desta sexta-feira (25), a 3ª edição do Bonito CineSur – Festival de Cinema Sul-Americano, um dos maiores eventos culturais da região. A abertura será realizada às 19h30, no Auditório Kadiwéu do Centro de Convenções, com a exibição do filme “As Herdeiras” (Paraguai) e uma homenagem especial à atriz Ana Brun.
O festival traz uma programação intensa e gratuita, com 63 filmes entre longas e curtas-metragens de diversos países sul-americanos, incluindo Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador. Além das exibições, o evento contará com workshops, debates e a participação de convidados especiais como os atores Antônio Pitanga, Thiago Lacerda, Cláudia Ohana e Maeve Jinkings.
A produção também destaca cineastas e artistas locais, como Renata Boldrini, Gleicielly Nonato Guató, Breno Moroni e Nélcia Rita, que participam das apresentações e discussões ao longo da programação.
Segundo Andrea Freire, coordenadora do festival, o objetivo é aproximar a população do universo audiovisual e celebrar a diversidade cultural da América do Sul. “A cidade estará envolvida com a produção audiovisual. Teremos oficinas diárias e apresentações em vários pontos da cidade, como praças e hotéis. É um evento plural e democrático, que reforça a identidade sul-americana e a conexão cultural entre nossos países”, explica.
As mostras competitivas são divididas em categorias que incluem longas e curtas-metragens sul-americanos, filmes ambientais e produções sul-mato-grossenses. Também haverá sessões infantis, mostras comunitárias, oficinas de formação e exibições especiais de filmes inéditos no circuito comercial.
Uma novidade desta edição é a criação da “Calçada da Fama Pantaneira”, que homenageará dez importantes nomes do cinema sul-americano, ao lado de placas com nomes de animais da fauna local, simbolizando a relação entre seres humanos e meio ambiente. As placas serão expostas na praça principal da cidade, com a mensagem: “Andamos juntos com os outros seres vivos do Planeta”.
O festival se encerrará no dia 2 de agosto, em cerimônia apresentada por Cláudia Ohana e Thiago Lacerda, com a entrega de prêmios que somam R$ 57.500,00 aos vencedores das mostras competitivas.
Realizado pela Associação Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC), o Bonito CineSur conta com apoio do Ministério da Cultura, Petrobras, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Fecomércio-MS, Sesc MS, Ancine, Prefeitura de Bonito, Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e diversos parceiros culturais e institucionais.
Para acompanhar todas as novidades e a programação completa, acesse o site oficial: https://bonitocinesur.com.br/2025 ou siga o Instagram oficial: @bonitocinesur.