Evento do Ibram ocorre de 22 a 28 de setembro e reúne museus de todo o Brasil; em Mato Grosso do Sul, Fundação de Cultura promove debates, oficinas e exposições sobre crise climática e preservação do patrimônio.

Por Karol Peralta
A 19ª edição da Primavera dos Museus acontece entre os dias 22 e 28 de setembro de 2025 em todo o Brasil, com o tema “Museus e mudanças climáticas”. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), promove exposições, palestras, oficinas e visitas guiadas que discutem o papel dessas instituições na conscientização sobre a crise climática e na preservação do patrimônio cultural e natural.
Em Mato Grosso do Sul, a Fundação de Cultura e o Sistema Estadual de Museus organizam uma ampla programação, com destaque para a participação do Museu da Imagem e do Som e do Museu de Arte Contemporânea. A abertura oficial será na segunda-feira, 22 de setembro, às 18 horas, com a mesa-redonda “Museus e Mudanças Climáticas”, transmitida pelo YouTube da Fundação de Cultura de MS. Participam do debate Laura Pael, antropóloga e coordenadora do MuArq (Museu de Arqueologia da UFMS), e Fernanda Reverdito, coordenadora do Ponto de Memória “Casa da Memória Raída”.
Cultura e conscientização
A Primavera dos Museus é realizada anualmente desde 2007 e tem como objetivo fortalecer a relação entre museus e sociedade. Durante uma semana, instituições de todo o país oferecem programações especiais que incluem exposições temporárias, palestras, oficinas e visitas guiadas, atraindo diferentes públicos e incentivando a participação comunitária.
Neste ano, o tema escolhido reflete a urgência de discutir os impactos da crise climática. O evento destaca como os museus podem documentar, pesquisar e educar a sociedade sobre os efeitos ambientais, além de estimular práticas ligadas à preservação, à memória, à justiça social e à criatividade humana.
Relevância social
De acordo com especialistas, a crise climática deixou de ser uma ameaça futura para se tornar uma realidade presente, que transforma paisagens, culturas e modos de vida. Neste cenário, os museus assumem papel central como espaços que preservam o passado, interpretam o presente e projetam o futuro.
Com o tema de 2025, a Primavera dos Museus busca ampliar a reflexão sobre como essas instituições podem contribuir para soluções coletivas, ao mesmo tempo em que reforçam a democratização do acesso à cultura e à educação.
A programação completa da 19ª Primavera dos Museus em Mato Grosso do Sul será divulgada nos próximos dias pela Fundação de Cultura, e promete envolver a comunidade em atividades que unem arte, conhecimento e responsabilidade ambiental.